Agricultura, Ambiente, Notícias

O ICNF tem 50 mil árvores para oferecer

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) disponibiliza de forma totalmente gratuita, medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros-mansos, romãzeiras e carvalhos-cerquinhos. Estas espécies podem ser levantadas e plantados até dia 26 de março.

Desde o dia 19 de março, que qualquer pessoa que tenha um terreno, pode levantar até 10 árvores autóctones num dos 39 postos de recolha (veja os locais aqui). A iniciativa do ICNF que oferece 50 000 mil árvores, permite que além de particulares, também as entidades privadas sem fins lucrativos possam levantar até 50 exemplares. Os proprietários rurais, que possuem uma área de terreno não superior a 5.000 m² podem levantar até no máximo 100 exemplares.

Esta iniciativa tem por objetivo assinalar o Dia Internacional das Florestas, que é celebrado a 21 de março, e que tem como lema “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”. As espécies autóctones que são oferecidas, foram produzidas nos viveiros do ICNF e que quer “comemorar esta data envolvendo todos os cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades”.

Como pedir uma árvore

Quem tiver interesse na iniciativa e quiser levantar uma ou mais árvores, deve enviar um email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt, ou contactar os pontos de recolha do ICNF no Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve (veja os locais aqui). Os levantamentos dos exemplares dependem da disponibilidade em cada local e o transporte das árvores fica a cargo dos cidadãos. Segundo o ICNF, após plantarem as árvores, devem fotografá-las e partilhar a imagem nas redes sociais e usarem a hashtag #ICNFsomosTODOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *